1 Regulamentação da Profissão I.
A tramitação do PLS 368/2009, de autoria do Senador Paulo Paim (PT/RS), que regulamenta a profissão de historiador deu mais um o no sentido de sua aprovação definitiva no Senado Federal. O relator da matéria junto a Comissão de Educação, Cultura e Esportes, onde ela se encontra aguardando votação, o Senador Aníbal Diniz (PT/AC) emitiu parecer favorável a sua aprovação, bem como da emenda de redação proposta pelo Senador Álvaro Dias (PSDB/PR). Agora o projeto segue para votação no plenário da Comissão. O parecer completo encontra-se disponível em nossa página na internet.

2 - Regulamentação da Profissão II.
Avaliando que um posicionamento oficial da entidade quanto ao tema se faz necessário, a atual diretoria pautou a discussão sobre a regulamentação da profissão como um item a ser debatido e deliberado quando da realização da Assembléia Geral que ocorrerá por ocasião do XXVI Simpósio Nacional de História. Na oportunidade a diretoria apresentará tese favorável à regulamentação da profissão de historiador que será levada a votação. Convidamos àqueles sócios que porventura sejam contrários a que se regulamente a profissão a enviarem tese nesse sentido até a sexta-feira que antecede o início do Simpósio, dia 15 de junho, para que a mesma seja distribuída previamente aos participantes e possa também ser objeto de debate na Assembléia Geral.

3 Apoio a Edição de Periódicos Científicos.
A ANPUH através do presidente da Seção Regional do Distrito Federal, professor Estevão Rezende Martins vem participando das reuniões promovidas pelo Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) visando definir a forma e os critérios de seleção de propostas para incentivar a editoração de periódicos científicos referente a chamada pública no âmbito do Subprograma de Apoio a Projetos Especiais PROESP. Esse programa tem por objetivo apoiar e incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros concernentes a área de conhecimento das Ciências Humanas de forma a consolidar e fortalecer essas publicações para que atinjam nível de excelência junto às agências de fomento. A ANPUH vem participando das discussões para a formatação do programa, elaborando a minuta do edital, a proposta de chamada pública de trabalhos e a indicação de possíveis pareceristas ad hoc e membros para o Comitê Científico. Maiores detalhes sobre o que foi definido até agora pode ser encontrado em nossa página na internet sob o título IPEA Periódicos Científicos.

4 Eleições para a Diretoria Biênio 2011-2013.
Encerrou-se no dia 18 de maio a votação para a eleição da nova diretoria da entidade, que será empossada quando da próxima Assembléia Geral a se realizar quando do XXVI Simpósio Nacional de História.
O resultado final das eleições para a Gestão 2011-2013 da Associação Nacional de História contou com um total de 828 votos, sendo 754 favoráveis à Chapa Única, 27 em Branco e 47 Nulos, como descrito em nossa página.
O período contava com aproximadamente 3942 possíveis votantes (associados quites com 2010 ou 2011). O total de votos correspondeu a 21% deste total.
A nova diretoria eleita ficou assim composta:
Presidente: Benito Bisso Schmidt (UFRGS); Vice-Presidente: Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN); Secretário Geral: Angelo Aparecido Priori (UEM); 1º Secretário: Antonio Celso Ferreira (UNESP); 2º Secretário: Carlos Augusto Lima Ferreira (UEFS); 1º Tesoureiro: Francisco Carlos Palomanes Martinho (USP); 2º Tesoureiro: Eudes Fernando Leite (UFGD); Editora da Revista Brasileira de História: Marieta Moraes Ferreira (UFRJ/FGV); Editoria da Revista História Hoje: Patricia Melo Sampaio (UFAM).

5 Livros Didáticos de História nos Colégios Militares.
O segundo-secretário da entidade, professor Luis Cerri, redigiu parecer circunstanciado sobre a qualidade dos livros didáticos de História adotados pelos Colégios Militares. Esse parecer foi enviado ao Ministério da Educação, inclusive a COGEAM, que havia nos respondido quando do primeiro questionamento que dirigimos sobre o tema, e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, acompanhado de carta, em que se questiona a permissão da continuidade de adoção de material didático que além de estar abaixo dos critérios mínimos do Programa Nacional do Livro Didático, é vendido aos alunos, caracterizando um quadro duplamente contraditório no que se refere às políticas do Estado Brasileiro para o material didático. Não bastasse isso, ensina uma versão da história brasileira que omite o desrespeito aos direitos humanos ocorrido no período da ditadura civil-militar. A carta e o parecer completos encontram-se na página da entidade na internet.

6 Racismo e Homofobia em Jaguarão (RS).
A ANPUH enviou carta ao governador do Rio Grande do Sul, ao Comando da Brigada Militar daquele Estado e a reitoria da Universidade Federal dos Pampas repudiando os episódios lamentáveis ocorridos com o estudante do curso de História da UNIPAMPA, campus de Jaguarão, Helder Santos, vítima de preconceito, agressão e ameaças de conteúdo racista vindas de membros da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, atuantes naquela cidade. Na oportunidade solicitamos providências por parte do governo do Estado do Rio Grande do Sul e do comando da Brigada Militar, no sentido de serem identificados e punidos os autores das referidas agressões e ameaças. Recebemos da parte do Gabinete do Governador correspondência nos informando de que foram solicitadas providências as secretarias competentes. A carta completa e a resposta podem ser lidas na página da entidade na internet.

7 – XXVI Simpósio Nacional de História.
Já se encontram disponíveis na página do XXVI Simpósio Nacional de História (www.snh2011.anpuh.org) a programação das Mesas-Redondas, dos Diálogos Contemporâneos, das Conferências e dos Simpósios Temáticos.
Será publicada até o dia 21 de junho a convocação para a Assembléia Geral da entidade a ocorrer no dia 21 de julho a partir das 16 horas.
Tanto o CNPq quanto a CAPES já aprovaram a solicitação de recursos para o evento, estão sendo tomadas as providências necessárias para o recebimento das dotações aprovadas.

8 – Estatuto e Regimento.
Como parte da pauta que será debatida quando da Assembléia Geral da entidade, a atual diretoria propõe a rediscussão do estatuto da entidade que, por ter sofrido seguidas modificações parciais, contém uma série de incongruências em sua redação. O estatuto prevê a elaboração de um Regimento Interno para a entidade, o que nunca foi efetivado. O segundo tesoureiro da ANPUH, professor Benito Bisso Schmdit, elaborou propostas de estatuto e de regimento, que estão sendo submetidas à análise jurídica de um escritório de advocacia especializado no tema. Após esta análise jurídica as propostas de estatuto e de regimento serão enviadas a todos os sócios para que os mesmos possam tomar conhecimento previamente e assim poderem propor possíveis modificações quando da realização da Assembléia.

9 – Revista Brasileira de História.
Informamos que a edição 61 está sendo finalizada. A previsão de lançamento é para a segunda semana de julho, antes do Simpósio da Anpuh Nacional. O Dossiê é Comemorações.
Os próximos dossiês serão decididos em reunião do Conselho durante o Simpósio em julho, e divulgados logo após o Simpósio em nosso site www.anpuh.org/revistabrasileira/ e twitter twitter.com/#!/ANPUH_RBH.

10 – Comemoração dos 50 anos da entidade.
Todas as atividades previstas para fazerem parte das comemorações dos 50 anos da entidade estão com encaminhamentos avançados.
O vídeo comemorativo está sendo ultimado pela professora Ana Maria Mauad.
O livro do professor Manoel Luiz Salgado Guimarães já está pronto. Já recebemos da editora da UERJ parte de nossa cota.
O livro da professora Alice Canabrava está pronto para a impressão. Depois de superadas questões ligadas a diretos autorais acabamos de o contrato para sua impressão.
O livro fruto da Tese agraciada com o prêmio Manoel Luiz Salgado Guimarães também já se encontra em fase de revisão final pelo autor para a impressão. O contrato com a editora da UNESP já foi assinado.
O livro que reunirá as análises sobre as historiografias dos Estados nos últimos cinqüenta anos também está em fase de preparação para impressão pela editora Contexto.
A digitalização do acervo da entidade segue sendo feita pela professora Ana Maria Camargo que se dedica a digitalização da documentação istrativa depois de concluída a digitalização da documentação referente aos Simpósios Nacionais.
|